INSS por Telefone

A pessoa que tem algum benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode acompanhar os valores e informações quando quiser: é só se cadastrar no Meu INSS, uma plataforma da previdência para que os cidadãos saibam as características do seu benefício.

Mesmo que seja possível saber bastante coisa sobre os benefícios, é claro que o atendimento presencial no INSS continua sendo oferecido.


Por isso, o cidadão que não domina a Internet ou que prefere esclarecimentos presenciais pode continuar se dirigindo ao posto do INSS mais próximo.

Quem ainda está esperando a resposta sobre algum benefício também pode se beneficiar desse portal, pois informações relacionadas ao andamento do processo serão colocadas lá.

Sem dúvida, ele é primordial para que muitas pessoas acompanhem comodamente o seu pedido à previdência ou o que elas recebem mensalmente.

O que é a consulta do benefício do INSS?

consulta do benefício do INSS é a forma confiável de os cidadãos saberem o status do seu pedido de benefício perante a previdência social.

Com essa pesquisa, essas pessoas descobrem se a equipe do INSS já recebeu a solicitação de benefício, se ela já foi avaliada e se existe algum entrave.

É normal que as pessoas que estão esperando um benefício da previdência social fiquem apreensivas e queiram ligar constantemente para o INSS, mas nem sempre é possível falar com o órgão.

Ir até o posto de atendimento, dependendo da situação do contribuinte, pode ser mais difícil ainda. Dessa forma, o acompanhamento online do benefício é a melhor opção.



Agendamento pelo Telefone ☎️

Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) recebe agendamentos todos os dias e de pessoas que precisam dos mais variados benefícios.

Esse órgão, depois de a solicitação de benefício feita, avalia a situação previdenciária da pessoa (quantas contribuições já foram feitas) e como está a saúde do trabalhador (de acordo com o benefício pedido).

Se você precisa fazer um agendamento no INSS, veja aqui como fazê-lo pelo telefone, se é necessário algum documento, o que acontece depois da ligação e muito mais.

 

Agendamento de INSS por telefone é válido para quais benefícios?

Os agendamentos telefônicos estão disponíveis para:

  • Todos os tipos de aposentadorias (por invalidez, por idade ou por contribuição);
  • Auxílio doença, que é fornecido a trabalhadores que estão doentes ou incapacitados no momento;
  • BCP: é o Benefício da Prestação Continuada, oferecido aos deficientes e aos idosos que não possuem como se sustentar;
  • Pensão por morte: deve ser solicitada pelos dependentes do contribuinte falecido.

Como fazer o agendamento do INSS por telefone

Para qualquer um dos benefícios listados acima, o número para agendamento é o 135.

Ele funciona em todo o país e os contribuintes podem agendar com bastante rapidez, inclusive escolhendo qual é o posto do INSS mais perto da sua casa.

Os contribuintes podem ligar para o 135 utilizando os celulares ou os telefones fixos e até mesmo os telefones públicos.

Como é apenas um agendamento, não é necessário estar com muitos documentos na hora de telefonar: apenas o CPF, o NIS/PIS/PASEP e o RG.

Com relação às tarifas, elas são cobradas apenas quando o contribuinte liga de um telefone celular; para os demais, o contato com o 135 é gratuito. Pode-se fazer agendamentos entre as 7h e as 22h, de segunda a sábado.

O que fazer após o agendamento do INSS por telefone?

A pessoa terá de comparecer ao posto do INSS que escolheu e levar os documentos referentes à sua solicitação:

  • Para quem pede aposentadoria, será preciso levar carteira de trabalho, carnês da previdência (se a pessoa pagou algum), laudos e exames médicos (para quem solicita aposentadoria por invalidez) e comprovantes de que foi exposto a situações insalubres (para quem deseja o adicional de aposentadoria especial);
  • Para quem pede auxílio doença, deve-se levar a carteira de trabalho e/ou os carnês da previdência e os comprovantes médicos da condição de saúde;
  • Para quem pede o BCP: comprovantes da situação médica e de renda. Se o indivíduo pagou os carnês do INSS ou já foi registrada em algum momento, deve levar as guias e a carteira de trabalho;
  • Para quem vai solicitar pensão por morte: é preciso levar ao INSS os comprovantes da dependência financeira (serve a declaração de imposto de renda na qual a pessoa solicitante conste como dependente) e o atestado de óbito do contribuinte.

Dependendo de qual seja o benefício agendado usando o 135, o contribuinte também precisará passar por uma perícia médica.

Essa etapa serve para que os médicos da previdência confirmem que aquele trabalhador não tem condições de retornar ao mercado de trabalho, mesmo que seja em outra profissão.

Durante a perícia médica, o perito questionará a condição de saúde do contribuinte, como ele se acidentou ou adquiriu determinada doença, como é o cotidiano da sua profissão, etc.

Os peritos do INSS também analisarão os laudos e exames médicos para confirmar os relatos que o contribuinte fez.

É possível substituir o agendamento do INSS por telefone pelo agendamento presencial?

Muitas pessoas que já precisaram da previdência social fizeram o seu agendamento nas agências do INSS.

Porém, essa forma de atendimento já não existe mais e os indivíduos não podem mais marcar nada pessoalmente. Há du

  • O número 135 recebe ligações de absolutamente qualquer aparelho telefônico, até mesmo telefones públicos, sem contar que essas ligações são de graça;
  • Não agendar presencialmente diminui a quantidade de pessoas no INSS.

 


Consulta ao extrato de pagamento INSS: passo a passo

Se o cidadão quer se informar sobre seu extrato sem ir ao INSS, ele tem de acessar https://meu.inss.gov.br/central/ e fazer o login.

Depois, ele clicará em “Extrato de Pagamento de Benefício” ou em “Extrato Previdenciário” para visualizar as quantias que serão depositadas, em qual banco e todos os outros detalhes.

Muitas pessoas costumam emitir o extrato de pagamento do INSS para utilizar como comprovante de renda, o que é permitido por diversas lojas.

Nesse caso, o melhor é que o extrato seja de menos de noventa dias.

É possível fazer agendamento com o portal do INSS para emitir o extrato pessoalmente também.

Para essa solicitação, o beneficiário não precisa fazer login: ele pode escolher a opção “não sou um robô” e, em seguida, “continuar sem login”.

O trabalhador terá de selecionar “Novo Requerimento” e escrever o termo “pagamento” na área de pesquisa.

Dentre as opções listadas, a pessoa selecionará a de extrato e agendará, indo ao INSS posteriormente.


Documentação para consultar extrato do INSS

Não é apenas o beneficiário ou solicitante que pode fazer agendamentos: os procuradores deste também têm a autorização. Se a retirada desse extrato for presencial, no posto do INSS, é fundamental que a procuração seja levada, assim como os documentos pessoais de quem é representado e do procurador.

Pessoas que não têm procuração registrada em cartório não podem receber nenhum extrato previdenciário em nome de terceiros.

Se tiver a senha de acesso do Meu INSS, pode pedir o documento, mas a retirada presencial só é permitida ao titular ou ao seu procurador legal.

 

Não consigo acessar o Meu INSS

Os contribuintes que tentam solicitar extratos pelo Meu INSS podem receber dois tipos de mensagens: uma de que é preciso verificar os dados e outra de que há divergência de dados cadastrais.

No primeiro caso, o problema não é com os dados do INSS, mas sim com o navegador do contribuinte: recomenda-se ir às configurações desse navegador e clicar em “limpar cache”.

No caso de haver divergências, o contribuinte precisa ter certeza de que as suas informações na previdência estão corretas e, estando, basta pedir uma senha provisória na agência mais próxima.

 

Agendamento pelo Portal Meu INSS

O fornecimento de diversos benefícios precisa ser agendado antecipadamente e é por isso que o Meu INSS tem uma aba de agendamento: https://meu.inss.gov.br/central/.

Ele é relacionado à perícia médica, ou seja, podem fazê-lo as pessoas que estão solicitando aposentadoria por invalidez ou auxílio doença.

Para agendar uma perícia utilizando o Meu INSS, contudo, é preciso que o cidadão tenha cadastrado a sua senha, como foi explicado.

Um segundo site que também serve para os agendamentos da previdência é o https://www.gov.br/inss/pt-br/.

Ele vai levar o cidadão exatamente ao link do Meu INSS, mas existem algumas ressalvas: para os trabalhadores urbanos, existem certos serviços que não são agendados virtualmente, mas apenas pelo 135.

 

O que fazer se o benefício do INSS indeferido?

Na consulta do benefício do INSS, o contribuinte pode ter um resultado desagradável, que é “indeferido”.

Nesse caso, a previdência social terá analisado a solicitação e os documentos apresentados, chegando à conclusão de que a pessoa não tem direito à assistência.

Apesar de ser uma situação decepcionante, o contribuinte deve saber que pode recorrer.

Para fazer isso, ele tem de entrar em contato com a Junta de Recursos, que refará a análise; em último caso, é possível pedir a reanálise também da Câmara de Julgamentos.

O cidadão que tem o benefício indeferido precisa ficar atento à razão desse resultado, já que ele será fundamental na hora de interpor recurso.

Se o benefício pedido era de auxílio reclusão, por exemplo, deve-se procurar por mais comprovantes de que a pessoa presa contribuía com a previdência antes do ocorrido.

É bastante comum que os cidadãos peçam benefícios como auxílio doença e ele seja negado, isso por duas razões:

  • A previdência social pode entender que aquela pessoa não está impossibilitada de trabalhar, ainda que tenha dificuldades;
  • A própria pessoa não forneceu comprovantes suficientes

Nas duas situações, pedir uma atualização dos documentos ao médico é uma boa opção. Solicitar que ele faça um novo laudo e investir em exames pode ajudar a comprovar ao INSS a incapacidade momentânea ou definitiva.