O INSS divulgou o calendário de depósitos de aposentadorias de 2021, auxílios e pensões de mais de 35 milhões de segurados para todo o ano.
O calendário abrange a maioria dos segurados, no entanto, antigos beneficiários que recebem fora da sequência do número do cartão, continuarão a ser pagos na data atual.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre janeiro e fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1 de fevereiro.
A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos: a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente ou a data que já habitualmente recebia para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo.
Quem recebe qualquer auxílio da Previdência Social (aposentados ou pensionistas), possui um número de identificação de segurado. Quando o benefício é aprovado, esse número (código) é enviado via correios pelo INSS, diretamente para a sua residência. Se você perdeu ou ainda não recebeu a correspondência, apresentamos para você 3 maneiras para descobrir o seu número do benefício INSS.
O que é Como Recebo o Número do Benefício INSS?
Cada beneficiário recebe um número diferente, isso evita que uma pessoa tenha acesso aos seus dados de outra. O código é fundamental para consultar somente as tuas informações, saber a data de pagamento, etc. Atualmente já existe alternativas para agendar consultas médicas, que não precisa dos números.
Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:
Número do Benefício (NB): 999.999.999-9
O número a ser observado será o que se encontra em negrito, ou seja, o penúltimo algarismo.
Além dessa informação, também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele.
Não Recebi – Como descobrir o número do benefício INSS?
Existem 3 maneiras rápidas para descobrir o número do seu benefício INSS:
OPÇÃO 1 – Descobrir o Número
Como sua primeira opção, o número do INSS é igual ao do PIS/PASEP para muitos trabalhadores.
O número PIS é anotado na Carteira de Trabalho. Nas carteiras de trabalho mais novas, número do PIS aparece inscrito na folha de identificação do trabalhador ou você pode consultá-lo pela internet.
Veja nosso passo a passo para consultar o seu PIS, facilmente.
- Acesse o site dos serviços sociais da Caixa: https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/
OPÇÃO 2 – Descobrir o Número
Outra forma de consultar o número do seu benefício previdenciário é por meio do site do “Meu INSS”.
-
- Acesse o Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/extrato
- Clique em “Fazer Login”;
- Vá em “Cadastre-se”;
- Informe seu CPF e mais alguns dados. Pronto!
OPÇÃO 3 – Descobrir o Número
Além destas opções acima, o portal da Previdência Social também disponibiliza o telefone 135 para contato. Você pode conversar com atendimento eletrônico e depois com um atendente humano. Para este contato, Não existe outro número, somente este!
Sobre dúvidas ao agendamento de consultas médicas, não é necessário informar o número do INSS. Para agendar consultas, existe um serviço online que você pode acessar sempre que precisar, sem sair de casa.
- Acessar site Agendamento do INSS: https://geridinss.dataprev.gov.br/cas/login
- Inserir seus dados de acesso ao site do INSS;
- Depois para agendar, basta informar número do CPF, nome completo, data de nascimento
Como Evitar Problemas 👮♂️
É importante manter seguro seu dados, especialmente em relação ao seu benefício. Existem pessoas que tentar utilizar de maneira indevida tuas informações. Como você não deseja que isso ocorra, lembre-se das dicas abaixo:
(1) Não existe nenhum site ou telefone de contato que informe o número do benefício. Então tome cuidado e não saia divulgando seus dados por aí;
(2) Todos os sites de assuntos do INSS são do Governo Federal, portanto confira a URL tem o .gov.br no final para garantir que está no site certo e seguro.
Em outras palavras: gato escaldado tem medo de água fria = desconfie sempre para não cair em golpes!
Como sacar os benefícios do INSS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, o beneficiário tem até 60 dias após a disponibilização dos recursos para sacar os benefícios com o seu cartão.
O beneficiário deve se dirigir a uma Agência Caixa com os documentos necessários e o cartão magnético da Previdência Social, e quem não puder comparecer deve nomear um procurador autorizado pelo posto do INSS para efetuar o saque.
Portanto, os documentos são:
- Documento oficial de identificação com foto
- Número do benefício
Tabela de Pagamento – Calendário INSS 2021
A tabela de pagamento de benefícios é a programação anual que o INSS faz para esclarecer ao cidadão em qual data o seu pagamento estará disponível na rede bancária.
Os segurados do INSS que recebem até um salário mínimo, irão receber os valores antes. Agora, os pagamentos do INSS de 2021 referentes a janeiro serão feitos entre janeiro (dos números finais 1 a 5) e início de fevereiro.
Os pagamentos continuarão durante a semana, e o próximo deve acontecer no dia 2 de fevereiro para o número final 2 e 7, para quem recebe mais de um salário mínimo, e final 7 para quem recebe até um salário mínimo.
De acordo com o portal do INSS, o calendário de pagamentos do INSS 2021 foi programado da mesma forma que nos anos anteriores. Também é possível consultar todas as datas no site ou aplicativo Meu INSS. Você também pode verificar os valores dos benefícios devidos.
Basta fazer fazer login na plataforma do meu INSS, clicar em calendário de pagamento” na página inicial, é possível ainda baixar o calendário do INSS de 2020. Confira as datas:
- 1 de fevereiro: final 1 e 6;
- 2 de fevereiro: final 2 e 7;
- 3 de fevereiro: final 3 e 8;
- 4 de fevereiro: final 4 e 9;
- 5 de fevereiro: final 5 e 0.
AMPLIAR ? 🔎 CLIQUE NA IMAGEM
Outras informações
a) os idosos com 65 anos de idade ou mais e as Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.
b) quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.
c) o prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta.
Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.
Ficou alguma dúvida?
Telefone do INSS
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).